MY NAME IS : Cláudia Vitorino d'Almeida

quinta-feira, maio 18, 2017

Olá, tudo bem ? Como eu já tinha dito no mês de janeiro, eu estava com novidades para o blogue, queria dinamizar um bocadinho para não estar sempre a falar do mesmo tipo de assunto e foi então que eu criei o MY NAME IS, que vai consistir em entrevistas que eu farei a várias pessoas, bem que podem estar envolvidas na área na moda ou fitness, esta entrevista era supostamente para ser postada nos primeiros meses deste ano, mas devido a outros assuntos não foi possível.

 Passando ao que interessa, a primeira convidada é a fashion blogger Cláudia Almeida , dona do blogger "Upper East Stylist", e para quem gosta de ver o programa  Tesouros&Tesouras, que é transmitido pela Sic Caras, de certeza que já a reconhecem.

Bem, antes de mais gostaria de agradecer a Cláudia pela sua disponibilidade, e por me ter dado a chance de a entrevistar, apesar de eu não ser uma profissional no assunto, e nem ter qualquer formação, a entrevista correu muito bem, e as perguntas foram respondidas com muita simpatia e com um bom humor.

Espero que a própria Cláudia goste do resultado final, e que vocês também possam conhece-la um pouco. Beijinhos :)



  1. Quando descobriste esta tua paixão pelo Styling & Imagem ?

       Esta reposta a esta pergunta é um bocado cliché porque acho que quando se pergunta a alguma pessoa ou quase a todas as pessoas que estão ligadas a área da moda a resposta é sempre a mesma, que isto era uma paixão que já tinham desde criança e que depois com o passar do tempo foi-se desenvolvendo para uma coisa maior, eu sempre fui uma apaixonada pela moda e pela imagem desde sempre, portanto como já tenho 41 anos, nós não tínhamos tanto acesso quando era pequena a informação como temos hoje, não havia internet, não havia facebook, não havia metade das coisas que há hoje, portanto toda a informação que eu colhia era da televisão, tínhamos os canais que temos agora mas lembro-me que havia programas que falavam sobre uma top model ou como era a vida delas, o que era a industria da moda e eu ficava fascinada com aquilo, portanto, eu descobri esta paixão desde cedo mas nunca pensei em formar-me nesta paixão, porque na altura não se falava nisto em formarmos em moda, ou íamos para medicina ou íamos para contabilidade, portanto não se falava neste tipo de informação na minha altura portanto não era normal, eu nem sequer pensava em fazer um curso era uma coisa que eu gostava mas nem sequer  ponderava fazer um curso nesta área, tanto que eu fiz um curso que não tem nada haver que está relacionado com gestão de empresas, e portanto só depois mais tarde é que eu pensei “não, eu gosto realmente disto “ e então é que pensei em tirar os cursos que depois acabei por tirar.

2. Como Stylist inspiraste em alguém para criares os looks ?

Eu penso que nós pessoas que trabalhamos na área da moda, do design ou da arquitetura, eu não acredito que não haja ninguém que não veja seja o que for para se inspirar, a inspiração vem sempre de alguma coisa, há pessoas que se inspiram a ver outras pessoas, há pessoas que se inspiram em viagens, há pessoas q se inpiram com comida, cada um tem o seu tipo de inspiração e eu de facto como stylist, como é óbvio, inspiro-me nas criações dos designers, inspiro-me muito no street style, eu adoro ver street style e hoje graças ao instagram tenho acesso quase imediato de fotos e é aí que eu vou buscar a minha principal inspiração e depois também inspiro-me muito nos desfiles, portanto, quando os criadores lançam as criações, que depois são apresentadas nas semanas da moda.


    3.   Eu já há alguns meses que acompanho o teu blogue e tenho esta curiosidade em saber se o nome Upper East Side, teve influencia da série Gossip Girl ?

Não, eu não sei se o nome já existe antes da série, que por acaso não me recordo quando saiu, mas eu vi a série. O meu nome veio a partir da paixão que tenho de Nova Iorque desde pequena, não sei explicar o porque, portanto quando eu andava na escola, as colagens que eu fazia nos cadernos em vez de ser de um ator ou de uma atriz, cantor, como as minhas colegas faziam, as minhas colagens geravam sempre em torno da cidade de Nova Iorque e eu era uma apaixonada e tinha e tenho latas com imagens de Nova Iorque e eu sempre fui uma apaixonada por Nova Iorque e a minha viagem de sonho era ir a Nova Iorque e isso aconteceu, é uma cidade fantástica e a zona que eu mais gosto é o Upper East Side, que é uma zona que tem haver um pouco com o meu gosto , mais requintada, mais luxuosa, , e eu gosto muito dessas coisas do luxo e do requinte, e portanto tem haver com o facto de adorar Nova Iorque , é a minha cidade de eleição, depois de Lisboa,claro que a Lisboa é a minha cidade do coração mas Nova Iorque , era o sítio onde eu gostaria de viver, no estrangeiro, e o nome vem daí vem da minha enorme paixão por Nova Iorque, por ser a zona que eu mais gostei e que fiquei completamente deslumbrada, e pronto depois adicionei a parte do stylist, precisamente por ser stylist e assim ficou o nome, mas não tem nada haver com a série Gossip Girl.

    4.   Para ti o blogue é considerado como hobbie?

Já foi considerado como hobbie, neste momento eu trabalho, não tanto com blogue porque a minha ferramenta principal de trabalho é o instagram, eu quando faço um trabalho é sempre a pensar no instagram, mas as marcas gostam que tu faças sempre um post pro blogue e que partilhes nas redes sociais, acho que principalmente aqui em Portugal há muito o conceito do blogue e depois as redes sociais, para mim o futuro é instagram e depois o resto, pronto então eu sou fundamentalmente uma instagramer  que trabalha neste momento, toda esta parte de blogue, intagram, etc... já sendo como uma vertente  profissional , mas sim durante muito tempo foi um hobbie até porque o meu primeiro blogue não foi o Upper East Stylist.

Foi sempre considerado como hobbie porque eu trabalhava noutra área que não era a área de moda e portanto era onde eu viajava e entretanto quando decidi ingressar pela moda e deixar tudo o resto de parte, e o blogue, instagram, redes sociais deixou de ser um hobbie pra ser uma parte mais a nível profissional , que mostrasse os meus gostos, para dar a conhecer um bocadinho o meu trabalho , e neste momento não é como hobbie é profissional.


 5.   Quando fui ao teu blogue li que no passado trabalhaste como Fashion Editor na C Magazine e foste embaixadora da Living Magazine, naquela altura como foi viver essa experiência, sentias-te orgulhosa do trabalho que foste desenvolvendo?

Claro que sim, eu quando tirei a Pós Graduação de Consultoria de Moda e Imagem , uma das cadeiras que nós tínhamos era coaching, e a nossa professora fazia uma análise de coaching, como tu farias se fosses pagar , portanto, em vez de pagares a uma psicóloga pagas a uma profissional na área de coaching para te ajudar a concretizar os teus objetivos e portanto a nossa professora fez precisamente isso e ela naquela altura dizia assim “Qual é o seu sonho?” e eu dizia que o meu sonho é impossível, e voltava a perguntar “Mas qual é o teu sonho?” e eu disse que o meu sonho era ser fashion editor de uma revista fosse ela qual fosse, e então depois ela explica-nos que nada é impossível nós é que temos de desenvolver as nossas ancoras, estabelecer objetivos até estabelecermos a meta, e eu achava tudo um sonho, tudo impossível para mim, até que as coisas começaram a acontecer graças ao meu trabalho, de facto, nada me foi dado de mão beijada, o pouco que fui construindo foi através do meu trabalho, não tive cunhas, não tive padrinhos, não tive nada disso, foi tudo ás custas do meu trabalho, portanto quando consegui estes pequenos achievements , claro, fiquei super feliz porque quando olhava para trás “fogo eu sentava naquela aula e dizia que era impossível” e neste momento estou aqui e agora quero mais, por isso, que me sinto orgulhosa, não tem sido um trajeto fácil, não é fácil o mundo da moda em Portugal, é super complicado, mas acho que quando tens talento e trabalhas e tens persistência, tu chegas lá.

Claro que eu queria estar noutro patamar que não este mas também não tenho vida para isso , eu ás vezes costumo dizer "se não fosse casada e se não tivesse uma filha muito provavelmente já não estaria em Portugal", mas de acordo com as minhas limitações, quer familiares, quer profissionais, quer pessoais, vou fazendo o que posso e nesse que vou fazendo acho que tenho conquistando algumas coisas que me deixam  bastante orgulhosa.


6. Agora  já tens uma carreira profissional como consultora de imagem, Stylist, Fashion Advisor e Fashion Blogger, fazes parte da Styling Project Magazine e da Black at White Corp, com tantos projetos a acontecer simultaneamente como consegues gerir o teu tempo para estar com a família e poderes tirar algumas horas para te mimares?

Em primeiro lugar está sempre a minha família, eu não consigo é ter muito tempo para o meu trabalho, ou seja a minha vida gere-se ao contrário portanto em primeiro lugar está a minha família, nós não temos o apoio de ninguém, ou seja, os nossos pais estão longe, nós não temos irmãos, portanto, somos dois filhos únicos, a minha filha é filha única,  nós somos três no nosso agregado familiar e funcionamos a três, não funcionamos com avós, com tios, portanto temos que nos gerir muito bem , o meu marido viaja muito, eu estou muitas vezes sozinha e tenho que dar apoio á minha filha, completamente, sou eu que a vai levar e buscar á escola, sou eu que a levo ás atividades, sou eu que faço os trabalhos com ela, porque sou uma mãe muito presente e não me arrependo e acho que é assim que tem de ser porque não só com a experiência mas como também daquilo que já vivi no passado e daquilo que já vi na vida das outras pessoas, não adianta nós pormos a nossa vida profissional em primeiro lugar, porque quando nos tem de nos cortar cortam, quando nos tem de dar um chuto no rabo, dão-nos e tu ás vezes deixas de fazer coisas pela tua família por empresas ou por pessoas que não valem a pena, portanto isso já me aconteceu no passado, ainda a minha filha era pequena, eu tomei uma decisão em que a minha filha estava á frente do quer que fosse, e em vez de eu crescer em 2 ou 3 anos, e tivesse de crescer em 10 anos, seria em 10 anos, portanto não tenho pressa, eu sei que vou lá chegar onde quer que seja, se eu tiver que esperar mais 2 ou 3 anos para ir pra Londres  fazer um curso, eu espero.

Eu giro a minha vida, mas a minha vida não é fácil, mas o que vale é que tenho sempre uma amiga ou outra amiga, que quando estou numa situação mais apertada e o meu marido não está, que me conseguem ir buscar a minha miúda ou que me fazem o favor de ficar com ela para eu desenvolver a minha atividade profissional.

Mas  o que tento fazer, em primeiro lugar a minha vida familiar, e depois tento gerir a minha vida profissional quando ela está na escola, e depois entretanto todo o meu tempo é dedicado a ela, e depois volto a trabalhar a partir das 23h até a 1, 2 ou 3h conforme seja preciso.

Eu não abdico de horas para me mimar, portanto para mim, mimar-me é ir ao ginásio, eu faço 2 h de ginásio por dia, não quer dizer que eu esteja 2h a malhar no ginásio, porque em regra geral estou 1:30h e depois os outros 30 minutos é para socializar porque no ginásio onde que eu ando, ando desde que abriu, desde 2007, já faz dez anos que estou nesse ginásio, e para mim é uma família.

 E depois trabalho como uma pessoa normal, estou dentro dos horários normais, mas depois trabalho mais um bocadinho mais, e eu para ter tempo para tudo, tenho de abdicar de alguma coisa que não faz muito bem, mas todos nós para conseguirmos chegar ou queremos chegar temos sempre de abdicar de alguma coisa para mim são as horas de sono, eu durmo em media de 4 a 5 horas por noite, agora ultimamente tenho tentado dormir um bocadinho mais, porque estou com uma anemia grave e preciso de descansar mais um bocadito porque o organismo assim pede, mas em regra geral costumo dormir 6h no máximo porque eu faço tudo e trabalho, e tenho tempo para a família, tenho tempo pra mim.

Eu consigo gerir o meu tempo porque abdico do meu tempo de sono, durmo pouco,  e sim prioridade numero um família, depois o trabalho, e não o contrário, e é assim que sou feliz e como costumo dizer eu vou lá chegar, se eu desse mais prioridade ao trabalho já lá estava mas assim vai demorar mais tempo para os objetivos que eu tenho, mas lá chegarei.


7.  Ainda tens mais projetos que gostarias de concretizar este ano?

Eu acho que quando uma pessoa deixa de ter projetos ou o que seja, está acabada, e acho que uma pessoa deve ter sempre projetos para concretizar porque se não a vida não faria sentido, portanto eu tenho projetos, não sei se eles se vão concretizar ou não, mas estou a trabalhar para isso que é a minha continuação da minha realização profissional, portanto tenho alguns objetivos e espero que eles se concretizem, tenho umas pequenas metas para 2017 que penso que vou conseguir atingir, mas este sonho projeto que eu se calhar ainda vou precisar de 2 ou 3 anos, mas logo se vê como as coisas vou andar.



8.  Que conselho dás para aquelas pessoas que não sabem em que estilo devem investir para este ano ?

Os estilos tem categorias, e são vários os estilos e por isso quando sai as tendências de uma nova estação não há uma única tendência, há várias tendências, portanto depois a pessoa escolhe usar aquilo a que vai mais ao encontro da personalidade dela, quando uma pessoa não tem um estilo definido eu costumo dizer que há sempre aquelas peças básicas que a pessoa tem de ter no closet, que são peças básicas mas que faz a pessoa ter estilo, e que para mim são o que todos os stylist ou todos consultores de imagem definem como os básicos de closet, tens de ter sempre  um vestido preto , porque com o preto nunca me comprometo, uma saia, uma boa camisa branca, uns ténis , uma saia pencil, e a parti dos básicos uma t-shirt preta ou branca, e depois a partir podes construir o teu estilo a partir das tendências da estação.

O conselho que eu dou quando uma pessoa não sabe em que estilo quer, quando nós fazemos consultoria de imagem e a pessoa diz “eu não sei”, o que nós fazemos é  mostrar um book em que tem uma serie de imagens que definem os vários estilos que existem, o romântico, o clássico, o moderno, etc..e não  há nenhuma pessoa que diga “não”, a pessoa identifica-se sempre por um dos estilos que nos lhe mostramos .

A partir do momento que a pessoa se identifica com um estilo nós então vamos buscar as tendências da estação para comprarmos as peças tendências relacionadas com aquele estilo.

Se a pessoa não sabe o estilo em que deve investir, o conselho que eu dou é comprar os básicos: construir o guarda-roupa com básicos, 2 vestidos, 1 preto e outro de outra cor qualquer,3 casacos, 1 trend coach, 2 pares de calças umas calças pretas e outras de outra cor qualquer, 2 saias, 1 pencil preta e outra com  a forma que quiser, deve ter 3 camisas ou blusas, 1 camisa branca que é essencial, 1 blusa neutra e 1 blusa da cor que ela quiser, 3 malhas, 2 carteiras, 1 sempre em preto e a outra em cor neutra ou nudes, e depois os sapatos,1 pretos e outros com cor neutra ou nudes,e estes são os básicos fundamentais que uma pessoa tem de ter no armário , e depois conforme vai vendo as tendências, vais construindo o estilo com o que gosta , ou gostam das riscas, dos padrões florais, agora usa-se muito os folhos.

Primeiro deve-se investir nos básicos e a partir dai compra-se uma outra peça tendência que goste não exagerando, porque já se sabe que vai durar pouco tempo, a não ser que seja uma fashion addicted como eu sou e não consigo resistir e tenho de ter tudo ou mais alguma coisa das tendências, mas isso porque trabalho na área da moda e não consigo resistir.


9.  Como vais completar 41 anos daqui a uns meses, quando olhas para o teu passado e em tudo que tiveste de conquistar, nos maus momentos que tiveste, que conselho darias a ti mesma?

Já tive maus momentos, muitos maus momentos, e esses maus momentos levam-me a redefinir estratégias, objetivos, etc… ou seja, vou tentar ir por este caminho, bato no obstáculo, bato no segundo, bato no terceiro, e em vez de desistir, que é logo a vontade que nós temos, não, talvez eu deva fazer outro caminho para ver se consigo lá chegar.

Eu nuca coloquei grandes metas, nós temos sempre um grande objetivo, por exemplo ser fashion editor de uma revista, é o grnade objetivo, mas eu quando começo a construir o caminho, eu não sei começar logo como fashion editor, eu tenho que trabalhar para isso acontecer, e de facto foi o que aconteceu, portanto, eu acho que o conselho que daria a mim mesma na altura que bati muitas vezes com a cabeça nas paredes, é assim eu tenho sempre uma coisa presente na cabeça , não desistir, nunca! 

Eu posso não acreditar em muitas coisas mas há uma que acredito que é “depois de uma tempestade o sol brilha sempre”, portanto por muito que uma pessoa esteja no fundo do poço, poderíamos nós estar 1,2 3,4, 5 meses , 1 ano ou 2 anos, e acredita que já lá estive, aquilo que eu penso sempre é “ok, estou nesta situação de mer**, mas isto não vai durar para sempre, porque não dura para sempre”, tu estás lá mas não vais ficar lá pra sempre, nós estamos no modo de cima vamos pro modo de baixo, estamos no modo de baixo vamos pro modo de cima, depois é uma questão de várias circunstancias que faz com que tu voltes a subir e aquilo que tenho presente enquanto não subo, primeiro é não desistir, segundo dou com a cabeça na parede muitas vezes dou e chego a conclusão que não é por aí que tenho de seguir, tenho de seguir outro trajeto para conseguir na mesma o mesmo objetivo, choro, vou abaixo, levanto-me e digo vais continuar e vais continuar porque o sol brilha, depois da tempestade. 

E é este o conselho que eu daria a mim própria e se tivesse de voltar aquela Cláudia do passado, é o conselho que eu tenho por dentro ainda hoje da minha cabeça quando as coisas não me correm bem, para eu não desistir e se não deu por aqui vai dar por outro sítio, mas que vou lá chegar vou, demore o tempo que for preciso.


10.  Já decidiste se vais fazer a tatuagem que não paras de pensar?

Esta é uma relação de amor-ódio, não sei dizer bem o que é, eu tenho muito medo de fazer porque eu não sou uma pessoa fiel a um estilo, e eu canso-me muito depressa das coisas, eu hoje gosto muito daquela saia, amanhã já não gosto dela e gosto de outra coisa completamente diferente, e eu tenho muito medo de fazer uma tatuagem no pulso e pôr uma mensagem qualquer e de repente daqui a dois anos dizer assim “Epá, se eu não tivesse feito esta tatuagem no pulso, ou se não tivesse tatuado esta palavra, para agora poder tatuar esta palavra” e como sou assim, vou sempre adiando, e também há outra coisa que me faz sempre adiar, que também já falei com as minhas amigas, elas acham isto ridículo mas isto esta na minha cabeça e apesar de eu ter 41 anos, mas o que é certo é que penso assim ”daqui a 20 anos tenho 60” e eu não sei porque, com 60 anos não me imagino com tatuagens.



11-  Para ti qual é a definição de “estar na moda”?

Há pessoas que vestem peças que estão na moda, ou que são tendência, mas não conseguem estar na moda, e isso acho que tem haver com a personalidade da pessoa, eu acho que a pessoa “estar na moda”, até pode ser uma pessoa que não segue tendências mas é uma pessoa que tem uma vibe cool, é uma pessoa que é segura de si, é uma pessoa  que tem personalidade, geralmente esse tipo de pessoas são as fashionistas, não seguem tendências, elas próprias fazem a tendência, e estão na moda, portanto estar na moda, para mim não significa tu seguires as tendências e vestir tudo o que é tendência, para mim isso não é “estar na moda”, “estar na moda” são principalmente aquelas pessoas que estão seguras com aquilo que vestem, e que ditam até a própria moda
.
Por exemplo, a maior parte de nós, compramos peças na zara, e encontramo 6 ou 7 pessoas com a mesma peça que compramos, o que nos deferência e o que costumo dizer muitas vezes, adoro comprar zara e não acho que me vista igual a toda gente porque eu consigo adaptar as peças da zara ao meu estilo e considero-me estar na moda, não porque sigo tendências mas porque visto de acordo com a minha personalidade.

Estar na moda- são pessoas que não vestem o que está em tendência mas vestem aquilo que lhes vai na alma, e tem aquele estilo e aquela vibe que a gente olha para a pessoa e “fogo, ela tem grande estilo”.


12. Tenho visto as tuas fotografias no instagram e no blogue, e são demasiado perfeitas, utilizas o Pinterest para te inspirares em algumas fotografias?

Eu muitas vezes sinto-me frustrada, porque não tenho maquina fotográfica e faço tudo com o meu telemóvel que ainda é um Samsung galaxy note 1, os pixeis não tem nada haver com os pixeis do galaxy note 7, e eu muitas das vezes fico frustrada porque gostava de ter fotos mais nítidas. 

Porque não faço investimento para uma máquina? Porque não tenho paciência de andar com maquinas atrás, eu gosto de ter uma coisa simples, leve á mão, porque tiro fotografias todos os dias e pode ser a qualquer altura, a qualquer momento, tudo que me inspire eu tiro fotografia, com um telemóvel andas sempre atrás, e com uma maquina não, agora esta na hora de investir num telemóvel novo e estava a pensar fazê-lo daqui a 2 meses,para ter uma câmara melhor.

Por isso, muito obrigada por considerares as minha fotos perfeitas, mas eu também acho que quando tu falas em perfeito, já não estás a falar tanto na qualidade mas se calhar na forma como eu faço a composição das fotos, eu não sei se as pessoas pensam que eu tiro uma fotografia em 1 ou dois minutos, não, eu as vezes para fazer uma fotografia eu chego a demorar 1h a 2h, primeiro a pensar no conceito, segundo, a ver o que eu vou incluir na fotografia, depois tiro muitas fotografias para escolher uma e depois teres que arrumar tudo.

A minha principal ferramenta de inspiração é sempre o instagram, também me socorro do pinterest, mas é sempre instagram, depois faço pesquisas no Google e depois vou ao pinterest, mas eu esqueço-me muitas vezes porque só vou la mesmo quando preciso ou por alguma coisa especifica, portanto, eu sigo varias contas que para mim são inspiradoras, e é dali que eu retiro a minha inspiração, mas também tens de ter uma veia criativa para as coisas saírem bem.


           13. O que achas que 2017 te vai trazer?

Eu não penso muito nisso, já lá vai o tempo com a passagem do ano que eu dizia assim “ Eu quero que este ano traga…”,  já deixei de o fazer há muitos anos, eu pelo menos o que penso é  que seja sempre melhor do que foi, aquilo que eu quero mais é continuar a crescer profissionalmente, cumprir os meus objetivos que vou tentando cumprir, não quero estar a  sobrecarregar o facto de que em 2017 tem de acontecer isto, não, se não acontecer em 2017, acontece em 2018, mas é obvio que estabeleço objetivos, e estabeleci os meus objetivos para 2017, agora estou a trabalhar para que isso aconteça, não sei se vou atingir ou não, mas estou satisfeita com o rumo que as coisas estão a ter, e depois á medida que vou conseguindo os pequenos objetivos… , depois vou pondo outros objetivos, mas não gosto de sobrebcarregar os anos, ou seja, eu faço objetivos mais curtos, não para 2017 isto tem de acontecer, vamos pensar que até agosto tem de acontecer isto, até dezembro tem de acontecer aquilo, prefiro tentar assim do que em 2017 tem de acontecer isto, porque é muito mau e depois se não acontece, uma pessoa fica muito deprimida.

 Eu prefiro pensar em curto prazo, e alcançar os meus objetivos de curto prazo.


1   14. Agora vou fazer-te perguntas que não tem a ver com o blogue, é só para quem te segue saber mais alguma coisa sobre ti:

- Como defines o teu estilo? Eu não tenho um estilo especifico, sou bastante eclética porque gosto de usar vários estilos e abusar das tendências, há dias em que estou mais colorida, outros em que me apetece estar mais extravagante e adoro misturar padrões, há outras alturas que gosto de andar mais clássica ou sporty, por isso, o meu estilo não é definido. 

- Uma loja? Zara

- Um perfume? Chanel

- Um fato sobre ti? Sei tocar viola.

- Musica favorita neste momento?  Flux Pavilion X NGHTMRE - Feel Your Love ft. Jamie Lewis

- Uma série? O Sexo e a Cidade.

- Uma experiência inesquecível?  Ir a Nova Iorque, antes de viajar eu vi a série "O Sexo e a Cidade", do inicio ao fim, e apontei aquilo a que eu chamo "hot spots"da série e tenho um marido maravilhoso que me acompanhou nisto tudo, portanto, foi fazer os spots todos que apareciam no " O Sexo e a Cidade", e a experiência inesquecível foi eu estar sentada nos degraus da casa da Carrie, o que foi algo que me marcou

- 3 palavras. – Estilo, Moda, Reverencia.



  15. Para terminar, podias dar um conselho para todas as tuas seguidoras nas redes sociais ou para aquelas raparigas/rapazes que querem seguir uma carreira como Stylist ?

Tem de se formar, eu acho que é isso que deferência a carreira de stylist , tudo o que está relacionado com área da moda porque são profissões que não precisas de teres uma formação, eu conheço muitas pessoas que são stylist e não tem formação,  há dois tipos de pessoas, há pessoas que tem uma experiência vasta na área, que não precisão de um curso, e não faz com que sejam más profissionais e depois há outras pessoas que tiraram formação como foi o meu caso e que se "tornaram" boas naquilo que fazem, porque é assim, as pessoas que não tiraram o curso e tem muita experiência, também já são pessoas com alguma idade, para esta malta nova, o meu conselho seria terem formação, porque hoje toda gente diz que é consultor de imagem, que é stylist, o que te deferência é a formação que é completamente diferente o aconselhamento de uma pessoa formada de uma pessoa que não é formada, e eu que sou formada sei fazer um teste de cores do que uma pessoa que não é formada e que nem sabe o que é um teste de cores, e qual é a influencia nas cores, na pessoa, e no seu estilo.

Hoje em dia não é preciso gastar balúrdios na formação desta área, há bons cursos a preços acessíveis, e a pessoa que quer seguir esta área, tem mesmo que amar e tem mesmo de respirar moda, porque não é uma área fácil, não se vive da moda em Portugal, são poucas as pessoas que vivem, eu não vivo da moda, e se estivesse a viver da moda estaria debaixo da ponte, todas as outras pessoas que conheço que trabalham nesta área tem sempre outras profissões paralelas, e a pessoa tem de estar ciente que em Portugal não é fácil viver apenas desta área, por isso é que eu digo que a pessoa tem de amar e respirar moda, para não desistir, e no fundo o conselho que eu dou é terem formação e se gostarem realmente disto, tem de se aplicar, pesquisar, perceber não basta só gostar, e não pode acontecer como aconteceu numa entrevista na moda Lisboa, em que fizeram perguntar tão básicas como não saberem que era o Karl Lagerfeld o designer da Chanel, e eu acho que essas pessoas trabalhavam como fashion bloggers, o que para mim é algo impossível, a pessoa tem de ir atrás da informação, saber quem é os criadores que estão á frente das marcas, tem que se formar sobre as tendências, tem que ler  livros sobre moda, tem de ser formadas e não só gostar. 

Eu já fiz alguns trabalhos pagos, e não pagos, acontece, porque nós durante algum tempo iremos fazer trabalhos gratuitos porque estamos a construir o nosso portefólio, o que é algo necessário, porque ninguém nos conhece, e então tu apresentas o teu portefólio dos trabalhos que fizeste de forma gratuita, e eu fiz muitos trabalhos gratuitos para fazer um portefólio para chegar até onde cheguei, e que cheguei ao meu sonho que demorou 4 anos a concretizar.

Obter formação na área, ler manter-se informada, construir o próprio portefólio, muitas vezes á custa de trabalho não pago, e não desistir e não pensar de imediato porque muitas coisas na área da moda não acontecem, talvez acontecem a algumas pessoas porque estão no sitio certo a hora certa, e é a essa pessoa que lhes abrem as portas, e como isso a mim não me aconteceu, portanto, eu fui atingir os objectivos ao longo dos anos, e as pessoas precisam de ter calma, serem persistentes porque conseguem , não podem é desistir.


 


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts